Sunday, November 3, 2013

Agora no Facebook

Para facilitar a atualização e também a leitura do blog, resolvi transformá-lo em página do Facebook. Espero que vocês curtam a novidade. Beijos!

Para acessar a página, é só clicar aqui

Thursday, October 31, 2013

Nova meta: ser feliz!

Depois que escrevi o post sobre focar mais nos meus sentimentos e menos no meu peso, senti um alívio muito grande! Eu não vou descuidar de mim, engordar ou parar de tentar emagrecer. Mas, esse não será o foco de agora em diante. Eu estou super bem (fisicamente) e preciso aproveitar a vida. 

Sem querer, deixei que meu peso controlosse meus sentimentos. Se o número na balança fosse positivo = pessoa feliz. Se o resultado não fosse o esperado = tristeza, frustração, derrota. Chega! Os números na balança são apenas um indicador do trabalho que ainda precisa ser realizado, mas não refletem quem eu sou ou, mais importante, não vão ditar como me sinto!

Atualização tardia...

Não consegui escrever no blog ontem porque cheguei em casa tarde após um dia maravilhoso - com direito a festa de Halloween. Logo pela manhã, fui na médica pela manhã apertar minha banda gástrica - sábia decisão - e, como sempre acontece, eu só poderia comer alimentos softs por dois dias. Meu almoço (primeira refeição do dia) foi uma sopa, comi uma barra de proteína no lanche da tarde e tomei um shake no jantar e comi algumas besteirinhas na festa. Sem exageros... 

Meta

O que eu preciso, realmente, é retomar minhas caminhadas. Eu passei por um período longo de noites mal dormidas, mas as coisas estão normalizando agora. Só preciso lembrar da energia e disposição que sinto após andar na esteira. Levantar às 5h da manhã não é facil, mas me ajuda também a resolver um outro problema: insônia. Vou retomar minha atividade física no final de semana. Fica mais fácil porque não preciso madrugar. 

Wednesday, October 30, 2013

Momento interrogação

Me peguei hoje pensando se ter começado esse blog foi um engano. A idéia era encontrar motivação para eliminar os 10 quilos que ainda preciso emagrecer e, também, fazer algo diferente, interessante. Mas, a verdade é que não está funcionando para mim neste momento. Tem muita coisa acontecendo (trabalho, mudança, marido contundido, variações hormonais) e não estou conseguindo me concentrar. 

Será que é hora de desistir do projeto? Confesso que essa idéia não me agrada nem um pouco porque, como disse, ainda preciso emagrecer e também porque tem tanta gente me apoiando e até emagrecendo junto comigo... talvez eu precise apenas de uma pausa, mas nesse isso está claro para mim ainda. Tantas perguntas sem respostas....

Por enquanto vou continuar escrevendo sobre como foi meu dia - independente de dietas. Minhas angústias, desafios, conquistas.. vou colocar tudo aqui. Vai acabar virando uma espécie de "meu diário", mas quem sabe não é exatamente o que preciso? Talvez focar mais nas minhas emoções e menos na comida seja o caminho para me libertar dessa agonia! 

Vamos encarar um dia de cada vez. Hoje, a dieta da proteína foi OK. Não foi perfeita, mas foi realizada com sucesso 75% do meu dia. 

Eu não acredito que existe momento perfeito para fazer dieta porque sua vida nunca ou quase nunca vai ser perfeita, mas tem o momento em que a dieta clica e o emagrecimento flui.  Só preciso lembrar que emagreci 28 quilos e me livrarei desses 10kg que faltam no tempo certo. É só fazer boas escolhas, me manter em movimento e não engordar!

Monday, October 28, 2013

Dieta da Proteína (segundo dia)

Confesso que mal posso acreditar no dia que tive - em termos de dieta. Não vou me mentir e dizer que só comi alimentos ricos em proteína, como havia comentado ontem, porque comi uma salada de quinoa com abóbora no jantar. Mas, o restante das refeições foi proteína pura! Um marco histórico, considerando que passei o dia inteiro em casa com uma baita dor de garganta

Ficar doente e em casa é uma combinação fatal para mim. É que até hoje eu nunca peguei dessas doenças que outras pessoas têm que fazem o cidadão perder o apetite. Comigo isso não existe! Eu como ainda mais porque não estou bem - preciso de um conforto - e, em geral, estou entediada. Mas hoje foi super tranquilo... o tempo passou rápido demais.

"Tudo mudo o tempo todo..."

Caminhada curta, mas efetiva!
Só teve um momento em que comecei a pensar em comida e aí, acreditem, resolvi ir caminhar na esteira. Foram apenas 40 minutos, mas valeram a pena por demais! Terminei e fui buscar minha filha na escolinha mais cedo - sem dúvida, ela me mantém bastante ocupada. Chegamos em casa, brincamos um pouco e fui cozinhar o jantar. 

Outra coisa que me deixou  muito feliz hoje é cozinhei um jantar super saudável para a família inteira. Sentamos para comer todos juntos na mesa, coisa que quase nunca fazemos, e tivemos uma refeição bem gostosa. O comum é minha filha comer mais cedo que a gente, mas como fiquei em casa hoje, consegui preparar o jantar mais cedo para todo mundo. Foi bom demais!!!!

Espero que esta atitude positiva continue pelo resto da semana. Quem viver, verá!

Sunday, October 27, 2013

Resumo da semana


Comecei a dieta da proteína na quinta-feira e nem acreditei quando me pesei no sábado e tinha eliminado 2.4kg. Agora estou um pouco mais magra do que quando comecei o projeto - nada mal considerando que cheguei a engordar quase 3 quilos em apenas duas semanas (um mix de ansiedade e comer compulsivo). Pois é, preciso lembrar que comigo é assim: piscou, engordou!

Sei que boa parte desses 2.4 quilos é apenas líquidos, mas não vou reclamar ou ficar analisando demais. Estou feliz com o resultado e meu deu a motivação que estava faltando para proseguir nesta jornada. Tanto que ontem comprei um milkshake e, acreditem, só consegui tomar uns dois goles. Não era tão bom quanto eu lembrava e acabei jogando fora.

DIA LIVRE 

Ficamos pertinho mesmo do palco
De acordo com o programa do BodyTrim, eu só poderia ter tido um dia livre (quando posso comer o que quiser em duas refeições) daqui a mais ou menos uns cinco dias. Mas, eu iria sair com duas amigas para jantar antes do show da Beyonce e resolvi correr o risco de ter que recomeçar hoje.

Eu sabia que não teria grandes problemas porque, como disse, a motivação está de volta. O jantar foi maravilhoso e o show melhor ainda. Eu e as meninas ficamos bem pertinho da Beyonce e dançamos de nos acabar!!!! Foi tudo muito melhor do que eu poderia esperar e, realmente, não valeria a pena ficar estressada pensando em dieta. A vida é curta...

Até quarta-feira comerei apenas alimentos ricos em proteína.. quero aproveitar que estou com esse gás para dar 100% de mim e mais alguma coisa. Concentração também na atividade física, com caminhadas logo pela manhã. A semana promete!!!

Thursday, October 24, 2013

Mudança de estratégia

A dieta dos shakes não funcionou neste momento de minha vida. Os hormônios estão à flor da pele, tem muita coisa acontecendo e estou bem ansiosa. Resolvi partir para uma outra dieta que sei que funciona quando estou assim: BodyTrim, que consiste em aumentar o consumo de proteína e reduzir a ingestão de carboidratos. 

Nos três primeiros dias, fase conhecida como carb detox, só pode comer alimentos proteícos. O programa recomenda comer a cada 3 horas, mas você pode comer até de hora em hora se estiver com fome. As refeições principais (café, almoço e jantar) consistem de 100g de alimentos ricos em proteína e os lanches são de 50 gramas. O importante, nesta fase, é evitar carboidratos e MANTER A CAlMA!!


Um passo na direção certa



Caminhada da manhã
Hoje, finalmente, consegui levantar cedo para caminhar. Acordar às 5h30 era minha rotina diária até que, umas semanas atrás, comecei a dormir super mal e depois que perdi o hábito ficou difícil retomá-lo - como quase tudo na vida.

Minha filha acordou às 4h45 e, depois que consegui fazê-la dormir novamente, voltei para cama e fiquei deitada olhando para o teto. O sono não vinha... aí, pensei, "melhor levantar, mesmo cansada, e ir andar na esteira porque eu não vou mais conseguir dormir".

Só preciso lembrar sempre que me sinto muito mais disposta após minha caminhada. Sem contar que resolve um outro problema: insônia. Quando levanto cedo para caminhar, eu estou na cama umas 21h30 e, simplesmente, adormeço em menos de 10 minutos. São pequenas coisas que fazem uma grande diferença.


Resumo do dia:

Café da manhã: omelete com queijo light + café preto
Lanche da manhã: queijo light (tipo polenguinho) + café com um pouco de leite

Almoço: latinha de atum
Lanche da tarde: barrinha de proteína
Jantar: hambúrguer vegetariano
Lanche da noite: iogurte grego


** Calorias consumidas: 1.100

*** Atividade física: 60 minutos de caminhada na esteira
**** Passos:  13.263 (até às 20h)

Tuesday, October 22, 2013

"Anyone can make a brand new ending"

Lembram aqueles 2.1kg que eu emagreci? Recuperei e ainda ganhei uns extras... lógico que não estou feliz com a situação, mas não é o fim do mundo. Especialmente se considerarmos que emagreci mais de 25kg desde que comecei minha jornada rumo à uma vida mais saudável. 

Pois bem, agora é hora de correr atrás do prejuízo. A meta agora é emagrecer 4kg nas próximas 4 semanas. É uma meta meio conservadora, mas prefiro assim. Quando emagreço mais lentamente percebo que consigo manter os resultados a longo prazo. Então, vamos arregaçar as mangas e trabalhar para alcançar meu objetivo. 

Para motivar, uma das minhas citações preferidas:
"Although no one can go back and make a brand new start, anyone can start from now and make a brand new ending" - Carl Bard
A meta para os próximos dias é me concentrar, de verdade, na dieta dos shakes. Pelo menos até o domingo. Mais do que isso é pedir demais da minha pessoa. Ainda não pensei na dieta que seguirei depois, mas vamos nos concentrar em sobreviver a este primeiro dia. Um passo de cada vez....

Meu plano alimentar para hoje:

Manhã - apenas meu café com um pouco de leite
12h30 - shake sabor café
14h30 - shake sabor banana
16h30 - barrinha de proteína
18h30 - jantar (proteína com uma salada)
20h30 - 100g de iogurte grego

Mais tarde atualizo esse post para confirmar que meu plano foi bem sucedido. =)

Saturday, October 19, 2013

Avaliação da semana

Não me pesei ontem, não tive coragem! Enquanto tem gente que ganha fôlego e determinação quando vê um número mais alto na balança, comigo é o contrário. Eu desanimo total! É meio que: "qual o sentido? A pessoa faz tudo direitinho 85% do tempo e tem uma semana ruim e tudo vai para brejo!". Eu sei que não deveria pensar assim, mas me conheço o suficiente para não mexer com a fera - rsrsrrsrsrs!!!!

Eu vou tentar o Celebrity Slim novamente esta semana, mas não vou começar hoje ou amanhã. Vou levar minha filha ao cinema hoje e, confesso, não resisto ao cheiro de pipoca. E amanhã eu estou indo para Sydney para um evento do trabalho. Então, farei a dieta dos shakes de terça a sexta. São apenas quatro dias, mas é melhor que nada. Sem contar que tenho tempo para me preparar psicologicamente.

Atividade física  

Boa notícia: conversei com meu primo Raul Barbosa ontem e ele vai voltar a me mandar mensagens às 5h30 da manhã para me incentivar a caminhar na esteira. Parece besteira, mas faz uma grande diferença. Sem contar que Raul é meio carrasco, então, ele não aceita qualquer desculpa. Para não andar na esteira, eu preciso ter um motivo muito forte. Já levei tanta bronca que tenho até medo..... 

E vamos que vamos!

Thursday, October 17, 2013

Pensamento positivo!

Hoje quero terminar meu dia assim:


Aguardem um update mais tarde!

Deveria ter sido o quinto dia de Celebrity Slim

Mais um dia que comi compulsivamente... eu nem tenho fome pela manhã e hoje acordei desejando um croissant ou alguma outra coisa com bastante queijo. Não está fácil e, honestamente, nem sei explicar o que está acontecendo. Perdi o foco totalmente... Não tomei um shake sequer! Posso dizer sem medo que eu nem tentei hoje, não tentei medir forças comigo mesma nem por um minuto! 

Para completar, uma amiga sugeriu um biscoito com chocolate (ou seria um chocolate com biscoito?) que ainda não tinha provado e eu, não só comprei, como comi o pacote quase todo. Não vou nem divulgar o nome opara não despertar o desejo em outras pessoas. Também não vou dizer que o nome da amiga é Paula Stepien porque ela é uma das maiores incentivadoras desse blog - rsrsrsrs. 

Amanhã tento novamente, não me resta outra alternativa. Engordar não é opção e tenho minha meta de emagrecer 10 quilos até meu aniversário. E terei que dar outra chance ao Celebrity Slim também porque é justo. Enfim...

Wednesday, October 16, 2013

Celebrity Slim - Quarto Dia

Hoje pisei na jaca geral... para completar estou com renite alérgica e asma. Não posso nem falar do Celebrity Slim porque eu só segui o programa até umas 4h da tarde. Depois disso, comi tudo que queria e mais um pouco

A única coisa que posso comentar é que não senti fome, meu ataque foi causado por fatores hormonais. Descobri que fico desesperada por comida quando estou ovulando. Pois é, acreditem! Pesquisei sobre o assunto; não para justificar meu ataque, mas para tentar entender o fenômeno um pouco melhor e para pensar que fracassei. 

Os sintomas que estou vivenciando são os mesmos de uma TPM e para combatê-los ou amenizá-los, comecei a tomar um remédio natural que antes eu só tomava uma semana antes da menstruação. Segundo a embalagem, algumas pessoas precisam tomá-lo todos os dias. Vou ficar de olho no aplicativo do celular que me ajuda a monitorar minha menstruação - penso em começar a tomar o remédio uns dias antes da próxima ovulação. 

Mas, garanto que não estou desanimada ou chateada.  Só que preciso ser honesta aqui porque não posso, no sábado, escrever que dieta A ou B não funcionou quando eu não segui o programa. Amanhã uma nova tentativa... Desistir, jamais!

Monday, October 14, 2013

Celebrity Slim - Terceiro Dia


Ganhei uma motivação extra quando abri meu email pela manhã: um pequeno troféu por ter atingido minha segunda meta de emagrecimento (imagem ao lado). Confesso que gosto bastante desses presentinhos porque reconhecimento, vamos combinar, é sempre bom. Sem contar que ajuda a retomar o fôlego após ter pisado na jaca ontem à noite. Motivação extra, para mim, é sempre bem-vinda. 

Estou escrevendo este post bem mais cedo do que de costumes por dois motivos: 1) quero escrever aqui o que pretendo fazer hoje, meio que me programar para o sucesso - rsrsrsrsrs!; 2) eu tenho vôlei à noite e, embora o jogo seja cedo, eu sempre chego em casa bem cansada e ainda tenho os milhões de afazeres domésticos pela frente. Espero que não se importem e amanhã digo se a programação funcionou, não custa tentar!

Novamente, minha primeira refeição do dia foi o almoço (pouco depois da 1h da tarde). Eu não estou tentando fazer disso uma rotina, mas tem sido assim e não está me causando nenhum transtorno. Me sinto super bem pela manhã, depois do meu cafézinho, e, quando percebo, tomo mundo ao meu redor começa a se organizar para ir almoçar. 

Minha GP é das que defende que não devemos comer nada pela manhã para dar ao organismo a oportunidade de eliminar toxinas. Confesso que tenho ido muito ao banheiro pela manhã e meu intestino agora funciona que nem relógio. Talvez funcione para mim, mas sei que não funciona para todo mundo e não estou recomendando nada a ninguém, OK? Tem sido apenas minha experiência (como tudo que publico aqui). 

Mudança na rotina

Ah! Notaram que minha primeira refeição não foi um shake, né? É que resolvi mudar um pouco as coisas hoje por conta do vôlei. Então, tomarei o primeiro shake umas 4h30 (no caminho para pegar minha filha na escolinha) e o segundo, e último do dia, quando voltar para casa depois do jogo. Se estiver com fome, talvez coma uma barrinha de proteína também - pode ser bom se bater a vontade de mastigar. 

Até agora já provei os shakes de café, chocolate e morango (a segunda vez que tomei foi mais agradável). Como comprei o pacote com cinco sabores (foto ao lado), ainda falta provar baunilha e banana. Confesso que pretendo bater o de banana no liquificador com frutas silvestres, mas vamos aguardar... 

Como desejo terminar meu terceiro dia:

Alimentação: Almoço + shake (16h30) + shake (20h) e talvez uma barrinha de proteína
Atividade física: Caminhada de 10 minutos na hora do almoço + vôlei   
O que teria feito diferente: Espero não ter nenhum arrependimentos hoje...

Celebrity Slim - Segundo Dia


Eu estava indo bem até agora à noite quando, de repente, eu ataquei um pacote de batatinha frita. Fiquei arrasada!!! Eu nem gosto dessas batatas - se era para comer, podia ter pelo menos escolhido algo do meu agrado. Sem contar que eu podia ter tentado tantas estratégias antes da primeira mordida, mas, simplesmente, nem pensei! Quando percebi já era tarde.... Meio tarde, quero dizer, porque consegui colocar um freio na gulodice antes de fazer um estrago maior. 

Acho que eu só estou bem cansada. As últimas duas semanas têm sido meio barra devido à contusão do Paul. Ele me ajudava com pequenas tarefas que fazem uma grande diferença (hoje eu percebo o quanto). Agora estou sozinha cozinhando, limpando, dirigindo, fazendo supermercado, dando banho na Lia, colocando ela na cama etc. Ele ajuda um pouco, mas, o pesado, sou eu, euzinha e eu mesma. Quando termino tudo que tenho para fazer já é bem tarde. Ou seja, tenho dormido pouco e, no dia seguinte, começa tudo novamente. 

Apesar do tropeço, confesso que fiquei feliz de conseguir parar a compulsão, respirar fundo e retomar o foco. Nesse aspecto, o blog ajuda demais porque lembro que tem muita gente por aí torcendo por mim. Portanto, muito obrigada a todos que estão acompanhando este projeto.

Celebrity Slim

Agora vamos falar da dieta em si. Tomei o primeiro shake ainda mais tarde do que ontem, acho que já era quase 1pm. Eu, simplesmente, tive um monte de reuniões pela manhã e acabei esquecendo de comer (fico pensando se acabei me acostumando com a Dieta das 8 Horas?!?). Tomei o shake depois de ter voltado de uma caminhada básica. Continuei sem fome o restante do dia, mas optei por tomar o segundo às 4h30 - para evitar ficar morrendo de fome (cabeça de gorda!) e, finalmente, jantei um pouco antes das 7pm. 

Se eu olhar o programa do Celebrity Slim em si, posso afirmar, categoricamente, que não senti fome. O que prevaleceu hoje foi a fome emocional/psicológica e não a fisiológica. Minha barriga não roncou, não estava me sentindo fraca, nada disso! Não vou ficar me crucificando por ter comido as batatas, mas podia, sem dúvida alguma, ter ficado sem elas. Amanhã é um novo dia....

Resumo do segundo dia:

Alimentação: Ataque compulsivo inexplicável e desnecessário.
Atividade física: Caminhada de 20-25 minutos no intervalo do almoço.   
O que teria feito diferente: Acho que nem preciso dizer, né?

Sunday, October 13, 2013

Celebrity Slim - Primeiro Dia

A dieta escolhida para esta semana é a Celebrity Slim, que constitui basicamente em substituir algumas refeições por shakes.  Segundo o site do programa, Celebrity Slim acelera o metabolismo, restringe a quantidade de carboidratos e calorias que você pode consumir. Para quem faz a long prazo, são três fases: rápida, emagrecimento e manutenção. Optei pela fase rápida hoje (e possivelmente amanhã), que consiste do seguinte:


O único problema é que levantei tarde hoje, tomei um café e tive que sair correndo para levar a Lia para natação. Resultado: só tomei o primeiro shake quando voltei para casa, às 12h30; o segundo por volta das 15h30 e jantei às 18h30. Ou seja, não tomei três, como a fase rápida recomenda. Em compensação, vou comer uma barrinha de proteína no lanche da noite. A barrinha faz parte do estágio 2 (emagrecimento), mas acho que tudo bem porque tem menos calorias que o shake.  

Mais doce que o doce de batata doce!

O primeiro shake que tomei foi de morango e, confesso, já tomei melhores. Achei suuuuuuuuper doce!  No site do programa diz que os shakes ajudam a diminuir sua vontade de comer doces, mas, para mim, foi o contrário. Eu estava super bem em termos de apetite ANTES de ter tomado a bebida. Depois, quase sai correndo para devorar tudo que tinha na cozinha. Tomei uma coca zero (pode até dois copos por dia de qualquer bebida sem açúcar) e fui me ocupar com outras coisas para desligar de comida. Funcionou! 

Ainda bem que o chocolate era bem melhor. Amanhã experimentarei dois outros sabores: caramelo e café. Ainda tenho outros dois de morango para tomar antes de terminar a dieta. Confesso que não estou ansiosa por esse momento....  

Resumo do primeiro dia:

Alimentação: Termino o dia com menos de 900 calorias consumidas.Os únicos extras hoje foram duas xícaras de café, mas o programa permite até três por dia. O que achei legal é que não senti fome, o que é sempre bom!
Atividade física: Desmontei a cama do quarto de hóspedes e empacotei várias coisas, conta? Estamos nos preparando para a mudança.  
O que teria feito diferente: Nada... confesso que fiquei até surpresa por ter ido tão bem logo assim no primeiro dia. =)

Friday, October 11, 2013

Dieta das 8 Horas - Último dia e avaliação

Chegamos ao final de mais uma semana e eu não poderia estar mais satisfeita com o resultado: -1.1 kg (2.1 quilos no total). Acho que nem preciso dizer que faria essa dieta novamente, não é? A única coisa é que sozinha ela não funciona, não é passe de mágica! Você, na minha experiência, não vai emagrecer só porque ficou sem comer por 16 horas. 

Para obter o resultado desta semana, eu precisei controlar minhas calorias e ficar de olho nas minhas escolhas. Mas, a dieta funciona? Para mim, a resposta é sim. Eu fiz péssimas escolhas de domingo a quarta e comi tudo que tinha direito e mais um pouco. Só na quinta e na sexta é que voltei a comer civilizadamente e acho que o resultado obtido fala por si. 

Pontos postivos:


  • Eu acho que esta dieta acelerou o meu emagrecimento. Eu só fechei a boca por dois dias e consegui emagrecer 1.1kg - sem contar que não engordei no período em que estava comendo feito uma louca;
  • Você não precisa comprar nada especial, pode comer o que o restante da família está comendo e pode comer em qualquer lugar;
  • Pode comer o que quiser, desde que seja em moderação;
  • Eu aprendi a diferenciar fome física da fome psicológica;
  • Me sentia super leve pela manhã e cheia de energia;
  • Meu intestino estava funcionando de forma mais regular e notei que estava indo mais ao banheiro no período que ficava sem comer. 

Pontos negativos:


  • Você precisa se organizar para não comer antes e depois das 8 horas;
  • Senti falta do meu cafézinho com leite pela manhã (mas foi só!);
  • A dieta divide especialistas. Há quem defenda que o jejum faz bem e há quem não concorde. Não há ainda um estudo de longo prazo que prove os benefícios porque ainda é meio recente. 

E para finalizar, o gráfico do meu emagrecimento nos últimos 90 dias:


Dieta das 8 Horas - Quinto dia

Por algum motivo desconhecido, hoje foi um dos dias mais fáceis. Estou exausta, com mil coisas na cabeça e, mesmo assim, consegui não exagerar na alimentação. Novamente, não comi muito hoje - na tentativa de compensar pelos excessos do começo da semana. Confesso que quando como menos eu me sinto melhor. Calma, não tenho a menor tendência para ser anoréxica! Mas, tenho mais disposição consumindo menos calorias e optando por alimentos mais saudáveis. 

Amanhã publicarei o resultado desta semana e minha avaliação sobre a dieta, mas já posso dizer que se você não controlar o que come (como o autor sugere no livro), pode esquecer! Pelo menos, não funcionou para mim no primeiro momento. Quando passei a controlar minhas calorias e evitar os doces (que devem ser mesmo evitados em qualquer dieta), o peso começou a baixar.

Uma coisa legal: uma amiga me passou a receita de uma pasta com atum e vegetais que têm apenas 200 calorias e foi meu almoço (foto). A receita não usa pasta mesmo, e sim um substituto, feito de uma planta chamada Konjac, que é rico em fibra e tem apenas 8 calorias por 100 gramas. Melhor impossível! Eu esqueci de colocar um pouco de pimenta e sal, mas encontrei um molho de pimenta doce na geladeira do trabalho que quebrou o galho. Será também o meu jantar (com adição de sal e pimenta!). Já peguei outras receitas no site... um aliado e tanto!

Resumo do quinto dia:

Alimentação: Termino o dia com pouco mais de 900 calorias consumidas.
Atividade física: Ainda não estou 100% para conseguir levantar cedo para andar na esteira, mas fiz uma caminhada de 20 minutos na hora do almoço. 
O que teria feito diferente: Tenho que ter mais opções de lanche na bolsa ou mesa do escritório. Quando fui pegar meu iogurte na geladeira do trabalho, notei que estava estragado e eu não tinha uma outra opção. Não comi o iogurte, mas esse tipo de coisa me deixa bem frustrada e, às vezes, acabo optando por algo fora da dieta. 

PS: Quem quiser mais informações sobre a pasta, é só clicar aqui

Thursday, October 10, 2013

Dieta das 8 Horas - Quarto Dia

Ganhei uma nova aliada na minha caminhada para emagrecer 11kg até meu aniversário (junho de 2014). Uma amiga e eu decidimos que vamos, juntas, eliminar alguns quilos nas próximas sete semanas. A  minha meta, modesta, é eliminar 3kg até o final de novembro - o que é totalmente possível. Não pedi autorização para divulgar o nome dela ou a meta, por isso não vou citá-las. O importante é que agora estou ainda mais motivada e é sempre bom poder contar com os amigos naqueles momentos que bate o desânimo ou que você está prestes a dar a primeira mordida compulsiva. 

Eu hoje resolvi restringir um pouco o número de calorias consumidas porque nos últimos dias eu comi várias coisas que me fazem perder o controle. Rolaram vários biscoitos, chocolates, sorvete e outras delícias mais. A boa notícia é que me pesei hoje de manhã e estava com o mesmo peso de sábado. Não é o ideal, mas ultimamente sou grata quando não engordo. 

Meu delicioso almoço: atum e salada

A Dieta das 8 horas me ajuda a não causar um estrago muito grande porque eu tenho um prazo para "pisar na jaca". Antes, eu começaria a comer pela manhã e seguiria descontroladamente até a hora de ir para cama. Tudo bem que, querendo, dá para fazer um estrago grande em oito horas, mas estou tentando me controlar e fazer escolhas mais saudáveis (apesar dos extras).
Uma coisa que me surpreendeu hoje é que consegui resistir a algumas tentações no escritório. Uma amiga querida levou o filho dela para nos apresentar. Como se não bastasse a doçura do bebê, ela levou um monte de bolinhos e chocolates para distribuir (foto). Eu, geralmente, nem penso antes de pegar algo, mas hoje não comi nadica de nada. Iupiiiiii!!! 

Resumo do quarto dia:

Alimentação: Termino o dia com pouco mais de 700 calorias consumidas e me sentindo super bem. Fome é mesmo algo bastante relativo....
Atividade física: Dormi menos de quatro horas na noite passada, então, não rolou caminhada pela manhã - infelizmente!
O que teria feito diferente: O dia foi bem positivo, não mudaria nada. 

Wednesday, October 9, 2013

Dieta das 8 Horas - Terceiro Dia

Novamente não consegui esperar e acabei almoçando um pouco antes da 1h da tarde. Confesso que não estava com fome, mas decidi comer mesmo assim porque tinha uma reunião logo no começo da tarde e poderia ser uma dessas que você pensa que vai durar 30 minutos e acaba se prolongando por horas. Ou seja, comi apenas por medo de ficar com fome (ou morrer de fome!).

À tarde estava com vontade de comer algo doce e minha salvação foi um iogurte grego com manga (foto) que comprei ontem. Aliás, estoquei a geladeira do trabalho com vários sabores dessa marca de iogurte. Tem poucas calorias (165 em um pote de 170g - alguns sabores têm menos) e satisfaz a fome, seja psicológica ou biológica. 

Iogurte faz parte da lista dos 8 Super Alimentos que o autor de The 8 Hour Diet menciona no livro. Ele sugere que todos os dias a gente inclua no cardápio: 1) peru, frago, ovos e peixe; 2) nozes (um punhado); 3) iogurte; 4) feijões, amendoim, hummus, lentilha e ervilha; 5) frutas silvestres; 6) frutas em geral; 7) espinafre e folhas verdes; 8) cereais e pães integrais. Muitos desses alimentos já fazem parte da alimentação de muitos (como eu), então, não é um grande desafio. 

Resumo do terceiro dia:

Alimentação: Hoje comi um pouco mais do que ontem e optei por algo calórico no almoço: sushi. Eu, simplesmente, amo! O autor do livro diz que podemos tudo em moderação, então...
Atividade física: Caminhada rápida, uns 20-25 minutos, na hora do almoço
O que teria feito diferente: Levantar para caminhar, apesar do cansaço. Sei que é difícil porque não tenho dormido bem, mas vou tentar lembrar o quanto me sinto bem depois de uns 45-60 minutos na esteira.

Tuesday, October 8, 2013

Dieta das 8 Horas - Segundo dia

Confesso que esta dieta está me parecendo boa demais para ser verdade (se funcionar mesmo!). Eu passei a manhã super bem e com bastante pique. Me senti super leve, concentrada e, com ajuda do cafézinho nosso de cada dia, não senti fome. Eu tomei uma xícara logo depois que acordei e outra por volta das 10.30, quando bateu uma fome leve. 

Acho que um dos principais benefícios desta dieta é nos ensinar o que é realmente fome. Eu como muito por hábito porque "é hora de comer" ou porque estou com alguma fome psicológica (rsrsrsrs!). Como agora eu sou meio que obrigada a esperar, percebo que dá para adiar a primeira mordida. 

Hoje o almoço foi na companhia de Luana, Zack, Paula, Jeny e Monica. Nos encontramos no Grill'd e eu já sabia exatamente o que iria pedir porque olhei o menu antes. Optei por um hambúrger vegetariano (Bombay Bliss), que tem 492 calorias. Parece muito, eu sei, mas lembrem que foi café da manhã e almoço e não comi o pão (devem ter sido apenas umas 350 calorias no final). 

No lanchinho da tarde optei por uma tangerina e iogurte grego. O jantar foi sopa e, antes do vôlei, comi uma barrinha de proteína. O jogo hoje começou às 20h15, então, a última vez que comi foi um pouco antes das 20h. 

Resumo do segundo dia:

Alimentação: Hoje terminei o dia com 1,100 calorias consumidas.
Atividade física: Não levantei cedo para caminhar na esteira porque sabia que jogaria vôlei à noite. Amo meu joguinho às terças-feiras!
O que teria feito diferente: Esperaria a fome chegar antes de começar a comer. 

Monday, October 7, 2013

Dieta das 8 Horas - Dia 1

Foi mais fácil do que eu imaginava ficar sem comer por 16 horas. Minha última refeição ontem à noite foi às 20.30, então, eu poderia começar a comer hoje a partir das 12.30. Só que eu estava na rua e só fui comer bem depois de 1h da tarde. Para minha surpresa, eu estava super bem. 

Quando levantei, tomei um café (sem leite ou açúcar) e bebi apenas água até o horário do almoço. Eu não estava faminta, não passei mal... só não posso confirmar meu nível de energia porque dormi mal novamente, então, não tenho como avaliar se o jejum ajudou ou atrapalhou nesse sentido.

O segredo é se ocupar! Eu tive que acompanhar o marido ao hospital hoje para uma consulta e, enquanto aguardava, aproveitei para responder e-mails do trabalho, ler algo na internet e também comprei uma revista para me distrair. Confesso que nem percebi que já tinha passado tanto tempo se comer... Vale lembrar que as 16 horas incluem o tempo que passei dormindo (fui para cama às 22h e levantei às 7h30). 

Mas, uma coisa me assusta: não controlar o que como. Eu não não confio em mim (ainda) para deixar a coisa correr meio solta e preciso anotar minhas calorias. O meu almoço foi um peixinho grelhado com salada. Mas, à tarde eu comi muita porcaria (sorvete, biscoito...). A combinação cansaço, ficar em casa e ansiedade é fatal para mim. 

Para completar, comprei nozes no supermercado. Nozes são saudáveis, você pode estar pensando, mas eu não consumo da mesma forma que uma "pessoa normal". Eu como até acabar o pacote!  Não sei de onde encontrei forças para guardar o restante...

Apesar de ter começado a comer só depois de 1h da tarde, fiz minha última refeição do dia às 20.45 porque mais tarde do que isso atrapalha meu sono. Assim, posso almoçar amanhã depois das 12.45. E amanhã anotarei tudo no MyFitnessPal (o programa que uso para controlar minhas calorias). Ele diz no livro que não precisa, mas outras pessoas que fazem esta mesma dieta também preferem computá-las. 

Resumo do primeiro dia na Dieta das 8 Horas:

Alimentação: Apesar de poder comer o que quero, tentei optar por alimentos com mais proteína porque me deixam satisfeita por mais tempo. No almoço: peixe, e no jantar: carne moída com feijão. Os extras é que arruinaram tudo...
Atividade física: Dormi super mal e, por isso, não levantei cedo para caminhar na esteira.  
O que teria feito diferente: Não deveria ter comprado nozes porque sei há tempos que não tenho controle quando começo a comê-las. 

Sunday, October 6, 2013

A escolhida esta semana é....

O post de hoje será curtinho porque estou exausta. Fui para cama tarde ontem e, para completar, fui acordada várias vezes pelos outros membros da família. Resultado: estou só as tripas! Mas vamos lá...

A dieta escolhida para esta semana é a The 8 hour Diet (Dieta das 8 Horas). O princípio é bem simples: você tem um janela de 8 horas por dia para comer e pode consumir o quiser, sem se preocupar em contar calorias ou algo do gênero. Depois, você tem que passar 16 horas em jejum (incluindo o tempo que você está dormindo). Não é jejum total; você pode beber água, café (sem  leite ou açúcar) e chás. 

A idéia é que você ofereça ao seu organismo a chance de processar as calorias ingeridas na sua última refeição antes que comecemos a comer novamente. Segundo o autor do livro, quando acordamos nosso organismo tem, em média, 2.000 calorias ingeridas no dia anterior e que ainda não foram absorvidas. 

A janela de 8 horas é escolhida por você, da forma que se adequa melhor ao seu estilo de vida. Há controvérsias quanto à sugestão de que você não precisa se preocupar com o que está comendo. Entrei em um grupo sobre a dieta no Facebook e muitas pessoas optam por consumir um número "x" de calorias diariamente. 

Eu deveria ter começado hoje, mas a minha última refeição ontem foi super tarde (já passava das 23.30), ou seja, eu só poderia fazer minha primeira refeição hoje às 15.30. A boa notícia é que o autor garante que mesmo fazendo a dieta por apenas três dias na semana, é possível ter resultados.

Parece bom demais para ser verdade? Vamos saber no sábado (12), quando publico o resultado da minha pesagem. 

Friday, October 4, 2013

Jenny Craig - avaliação

Apesar do inchaço e da chegada da minha "visita mensal", não posso reclamar porque emagreci 1kg esta semana. Devido aos fatores mencionados, eu acho até que pode ter sido mais, mas não tenho como saber e não vou ficar debatendo. Emagrecer, mesmo 100g, é sempre melhor do que ficar na estaca zero ou, até pior, engordar! Então, bola para frente...

Minha avaliação do Jenny Craig é a seguinte:

Pontos positivos:

  • É super fácil de seguir. Você não precisa pensar, calcular calorias, ficar em dúvida se pode ou não comer algo. Alguém já resolveu tudo para você e já lhe forneceu os pratos prontos. Você só precisa adicionar alguns elementos (iogurte, café, frutas, saladas, pão) e está pronta para sua semana;
  • Funciona. Quando eu fiz o programa um tempo atrás, eu emagrecia de 500g a 1.5kg toda semana, acho que em determinado momento cheguei a emagrecer 1.8kg!;
  • É uma dieta balanceada. Você come bastante frutas, verduras, legumes... não lhe falta nutrientes, então, pode ser feita a longo prazo;
  • Tem sobremesa!!! Para quem tem tendência a doce, como eu, tem sempre um snack que você pode guardar para comer naquela momento do dia que você precisa de um docinho para continuar sua jornada;
  • Você tem consultas semanais para avaliar seus resultados, determinar metas e adaptar o cardápio ao seu gosto;
  • Acaba lhe ensinando a noção de quantidade. Você come um cardápio bem variado, mas as porções são menores. 
  • Os pratos são deliciosos. A única coisa que não consegui comer esta semana foi o arroz frito. No mais, tudo nota 10!

Pontos negativos:

  • Não é uma boa opção para quem tem muitos eventos sociais - a não ser que você não se importe de levar sua "marmita com você";
  • Pode sair caro, se você precisa organizar refeições para outros membros da família. Então, além do custo semanal do Jenny Craig (+ ou - $130), você ainda tem os gastos com as compras de supermercado e ainda tem que cozinhar para os outros;
  • Uma coisa que pode encarecer inicialmente é a taxa de inscrição. Se não me engano,  varia de $150 a $450, dependendo se você escolher ser membro por 3 meses, 1 ano ou vitalício. Não é um absurdo, considerando que cobre as consultas semanais e atendimento por telefone, mas, quando você soma o valor primeira semana, pode ficar pesado; 
  • O programa não te dá opções para reduzir custos, tipo fornecer apenas almoço e jantar e você compra seu próprio café da manhã (a exemplo do Lite N´Easy). Você tem que pagar pelas três refeições e os lanchinhos. 

Acho que a grande questão aqui é a seguinte:  eu faria essa dieta novamente? A resposta é simples: sim! Não tenho dúvidas de que o programa funciona para mim, não me senti privada de nada e, melhor, comi mais frutas e verduras do que estou acostumada. Sem contar que pode ser seguida a longo prazo, sem se preocupar porque não vai lhe causar nenhum mal. 

Quem quiser mais informações sobre Jenny Craig, é só clicar aqui

 

Jenny Craig - dia 6

Passei o dia me sentindo meio blah... estou super inchada, com muita TPM, dor de cabeça, cansada. Apesar do desconforto, me mative na linha - o que é impressionante. Normalmente, basta algo não estar bem e a primeira coisa que faço é desistir das minhas dietas. Dessa vez, estou firme e forte! 

Para evitar qualquer possibilidade de cair em tentação, vou para cama cedo. Vou terminar esse post, organizar a cozinha e deitar. Mesmo que eu não adormeça logo, pelo menos já vou colocar as pernas para cima.
Eu tenho o costume de confundir cansaço com fome. Ou melhor, ou como para me manter acordada. Claro que nem sempre é possível ir dormir cedo, mas vou tentar me policiar para não ficar caindo nas velhas armadilhas. Como diz uma amiga minha: "preciso parar de pensar como uma pessoa gorda". Quem pensa como gordo vai entender o que quero dizer...

Confesso que o inchaço está me deixando um pouco apreensiva quanto minha pesagem amanhã, mas vou procurar não pensar nisso agora. Estou bebendo bastante água e vou tomar um chá de erva doce antes de ir dormir. Espero que ajude a eliminar um pouco de fluidos...

Resumo do meu último dia no Jenny Craig:

Alimentação: Novamente, nada a reclamar. Meu almoço foi uma batata ao forno super gostosa com bastante legumes e o jantar uma massa saborosa com queijo ricota e espinafre. Eu nem sou fã de espinagre, mas estava bom demais.
Atividade física: Como mencionei, dormi super mal e, por isso, não levantei cedo para caminhar na esteira. Aproveitei 30 minutos que tive entre uma reunião e outra e fui fazer uma pequena caminhada. 
O que teria feito diferente: Teria tomado ainda mais água e começado com chá de erva doce mais cedo, ajuda demais quando estou inchada. 

Thursday, October 3, 2013

Jenny Craig - Dia 5

Comecei o dia ouvindo o seguinte comentário no trabalho: "Gisele, você está sumindo!". Abri os sorriso maior do mundo, agradeci e voltei saltitante para minha mesa. Estou começando a aprender a lidar com elogios. Antes, eu falaria algo do gênero:  "que nada, ainda tenho 10 quilos para emagrecer!". Só que: 1) ninguém está interessado em saber quanto ainda falta e; 2) é bom ter seu esforço reconhecido. Portanto, se receberem um elogio, por favor, sorriam e digam "muito obrigada". Nada mais!   

O elogio evitou que eu caísse em tentação porque hoje eu mataria por um chocolate.... Só que toda vez que pensava em ir comprar uma barrinha, lembrava do comentário acima, avaliava se valeria a pena e resolvia que não. Eu tenho meu dia livre no sábado e, então, poderei comer o que eu quiser. Mas precisei de algo mais depois do lanche da tarde (dois kiwis). Lembrei que tinha algumas coisas na geladeira aqui do escritório, achei uma sopinha deliciosa e tomei, sem culpas ou algo de gênero. Computei minhas calorias (180) e segui adiante. A sopa não faz parte do programa, mas fiquei bem contente por não ter me rendido ao chocolate. 

Uma pequena reflexão

De 2011 para cá, eu emagreci 28 quilos (Antes & Depois). Sendo honesta, eu emagreci muito mais devido ao tão familiar efeito sanfona: emagrecia 1kg, engordava 2kg e por aí vai... Bom, mas  se tem uma coisa que eu aprendi nesse processo é que a gente precisa recomeçar sempre

O que quero dizer com isso é que antes eu pensaria: "tomei essa sopa e estraguei minha dieta. Então, vou chutar o pau da barraca e comer tudo que quiser agora!". Hoje eu sei que não é bem assim. A idéia não é buscar a perfeição, mas procurar melhorar sempre e tentar seguir a dieta por, pelo menos, 80% do tempo. Não sou nenhuma especialista e não quero dizer que isso valha para todo mundo, mas funciona para mim. 

Kit que levei para o trabalho
Resumo do quinto dia:

Alimentação
 - segui minha dieta do Jenny Craig durante boa parte do dia. Apesar da sopa, termino o dia dentro da quantidade prevista de calorias.  
Atividade física - caminhada de 50 minutos na esteira.
O que teria feito diferente: eu poderia ter tentado comer minha maçã primeiro (antes da sopa) e, se precisasse, tomaria a sopa depois. Mas, como disse, tomei minha sopinha sem arrependimentos.